Anahp | Área Restrita

O papel do Compliance e a importância da qualidade em debate

Na Hospitalar 2016, a Anahp reunirá especialistas para discutir os dois assuntos de alta relevância nos dia 18 e 19 de maio

A Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), que reúne os principais hospitais de referência do Brasil, terá uma programação especial durante a 23ª edição da Feira e Fórum Hospitalar, que será realizada de 17 a 20 de maio, em São Paulo. Entre os destaques estão os seminários "Compliance - Desenvolvimento no Mercado Brasileiro de Saúde" e "Novas Dimensões da Qualidade". Dois temas de alta relevância sob o ponto de vista da gestão e assistência à saúde.

Tanto a boa governança quanto a qualidade fazem parte dos princípios da Anahp, para a melhoria contínua dos serviços médico-hospitalares. O seminário "Compliance - Desenvolvimento no Mercado Brasileiro de Saúde" será aberto no dia 18 de maio, às 8h30, pelo presidente do Conselho da Anahp, Francisco Balestrin.

Na sequência, Viviane Miranda, da diretoria de Auditoria Gestão de Riscos e Compliance do Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e membro do Comitê Estratégico de Compliance da Anahp, falará sobre "Compliance - Uma iniciativa Anahp para o setor hospitalar", quando apresentará as ações da entidade que estimulam a adoção das regras de conduta pelos hospitais.

Cases de sucesso em compliance serão apresentados por Reynaldo Goto, diretor de Compliance da Siemens; Florence Oliva, gerente executiva de Auditoria Interna e Controles Internos da Beneficência Portuguesa de São Paulo; e Claudia Scapim, diretora executiva da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Implantes (Abraidi).

No dia 19, às 8h30, o diretor executivo da Anahp, Carlos Figueiredo, fará a abertura do segundo seminário, "Novas dimensões da Qualidade". Na sequência, os vários desafios do assunto serão debatidos em três mesas-redondas. A primeira, "Domínio Segurança: Ampliação dos conceitos", terá moderação de Helidéia Lima, da diretoria Qualidade Assistencial da Rede D'Or São Luiz (SP) e debatedores: Ivana Siqueira, superintendente de Atendimento e Operações do Hospital Sírio-Libanês (SP) e Priscila Rosseto, gerente de Qualidade do Hospital Samaritano (SP).

Com o tema "Domínio Efetividade: Continuidade da atenção hospitalar", a segunda mesa-redonda será moderada por Luis Eduardo Loureiro Bettarello, superintendente técnico médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo e terá como debatedores: Isabel Miranda Bonfim, gerente de Enfermagem do Hospital A.C Camargo Cancer Center (SP); Marta Fragoso, gerente do Núcleo de Gestão de Segurança do Paciente Grupo Vita; e Afonso José de Matos, diretor presidente da Planisa.

Na última mesa-redonda, a qualidade será discutida dentro da perspectiva "Domínio Centralidade no Paciente: Experiência do paciente", o diretor-técnico da Anahp, Maurício Alchorne, fará a moderação e os debatedores serão: Elenara Ribas, gerente de Serviços de Epidemiologia do Hospital Mãe de Deus (RS) e Marcelo Alves Alvarenga, gerente médico do Escritório de Experiência do Hospital Israelita Albert Einstein.

Confira a programação completa da ANAHP na 23ª. Hospitalar no site www.anahp.com.br

Os principais indicadores econômico-financeiros, operacionais, de gestão de pessoas e de qualidade dos hospitais Anahp serão apresentados no Observatório Anahp 2016 - cujo lançamento será no dia 17 de maio, às 18h00, no estande da Anahp (37/42) - Pavilhão Vermelho - Rua: K/L

Anahp

Criada em 2001, a Anahp conta hoje com 80 associados entre hospitais e empresas especializadas em Home Care e representa instituições reconhecidas pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar. A Anahp tem função estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil.