Anahp | Área Restrita

Anahp lança programa de capacitação das lideranças intermediárias

Desenvolvido pelo Programa de Ensino e Aperfeiçoamento (PEA), o curso visa aprimorar os profissionais que fazem a gestão das equipes no ambiente hospitalar

Lideranças efetivas repercutem diretamente nos bons resultados de qualquer organização. Como um dos principais objetivos da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) é colaborar com a formação de novos talentos e disseminar conhecimentos interdisciplinares relacionados à gestão das instituições hospitalares, o seu Programa de Ensino e Aperfeiçoamento (PEA) lança uma nova programação desenvolvida especialmente para as lideranças intermediárias.

O Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias foi estruturado a partir dos resultados de uma pesquisa sobre clima organizacional e engajamento dos profissionais do setor, aplicada, em 2015, pela Anahp.

A pesquisa, da qual participaram 30 associados, de seis estados, somando mais de sete mil entrevistados, apontou, entre outros aspectos, a necessidade do desenvolvimento de lideranças intermediárias no setor, que conta com profissionais altamente especializados, muito técnicos, mas com uma defasagem em gestão de pessoas – exatamente na faixa hierárquica responsável pela transformação do clima de uma empresa.

Com base nesses resultados, o Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias apresenta uma formatação moderna e inovadora com conteúdo abrangente, baseado em fundamentação teórica, contextualização e prática, a fim de atender a singularidade das instituições de saúde que exige, cada vez mais, profissionais aptos a lidar com os atuais desafios da moderna gestão hospitalar.

O Programa de Capacitação das Lideranças Intermediárias está dividido em seis módulos, totalizando 96 horas presenciais e 96 horas de educação à distância (EAD). Para facilitar o acesso dos hospitais associados, distribuídos nas diferentes regiões do país, o Programa poderá ser ministrado em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, mediante formação de turmas de pelo menos 20 alunos.

Confira os objetivos de cada módulo do Programa:

Módulo 1 – Liderança de alto desempenho
Desenvolver e aperfeiçoar os valores, práticas gerenciais e de liderança, a fim de elevar a performance dos líderes dos hospitais no exercício da sua função. Após o treinamento desse módulo, é desenvolvida uma análise SWOT do mercado e um plano de ação de mudanças que você poderá implementar na sua área.
 
Módulo 2 - Autogestão e gestão do outro
Fornecer ferramentas para que os líderes desenvolvam e aprimorem as habilidades de gestores de si e de outros, com o intuito de melhorar a eficiência da sua área de atuação.
Após o treinamento desse módulo, é executado um plano de ação elaborado em sala e apresentação dos resultados.

Módulo 3 - Gestão da atividade e do resultado
Desenvolver e aperfeiçoar a capacidade de liderança em definir estratégias que contribuam para que a área gere os resultados esperados pela instituição. Após o treinamento, os participantes apresentam um case de sucesso da sua área baseado na prática dos conhecimentos aprendidos no módulo.

Módulo 4 - Comunicar com significado
Capacitar e aprimorar as habilidades de comunicação, utilizando todas as ferramentas empresariais, a fim de melhorar a eficiência e a qualidade no uso dos meios de comunicação empresarial.

Módulo 5 – Como gerir pessoas
Formar e aperfeiçoar a capacidade de liderança em selecionar e manter os melhores profissionais em seus times. Elevar a eficiência na contratação de novos profissionais e na retenção de talentos dos hospitais.

Módulo 6 - Gestão de mudanças
Desenvolver e aperfeiçoar as habilidades que um líder deve ter para gerir adequadamente processos de mudanças, de qualquer dimensão. Elevar o desempenho dos líderes na gestão de mudanças, minimizando os impactos para os hospitais, colaboradores e pacientes.

Anahp

Criada em 2001, a Anahp conta hoje com quase 80 associados entre hospitais e empresas especializadas em Home Care e representa instituições reconhecidas pela certificação de qualidade e segurança no atendimento hospitalar. A Anahp tem função estratégica no desdobramento de temas fundamentais para a sustentabilidade do sistema, além de promover ações que transcendem os interesses das instituições associadas, a fim de contribuir para a reflexão sobre o papel da saúde privada no Brasil.

Em 2015, a receita bruta estimada dos 77 hospitais associados da Anahp deve atingir R$ 21,6 bilhões. Hoje, somam mais de 18.200 leitos, sendo 3.650 em UTI - aumento justificado pela chegada de novos integrantes, além da ampliação de alas e unidades de algumas instituições.