Anahp | Área Restrita

Santa Casa de Maceió e Santa Casa Nossa Senhora da Guia recebem o PEQ/AL 2017

A Santa Casa de Maceió e a Santa Casa Nossa Senhora da Guia foram premiadas no ciclo 2017 do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ/AL). O prêmio é concedido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC), em nome da Fundação Nacional da Qualidade, e pelo Sebrae em Alagoas.

Nesta primeira participação no PEQ/AL, a Santa Casa Nossa Senhora da Guia foi reconhecida já no segundo nível da premiação (Compromisso com a Excelência). Por sua vez, a Santa Casa de Maceió foi avaliada no nível três (Rumo à Excelência) na categoria Bronze.

“O Prêmio Estadual da Qualidade reconhece a responsabilidade dos gestores da Santa Casa de Maceió e da Santa Casa Nossa Senhora da Guia e seu comprometimento com o modelo de excelência em gestão”, saudou Luís Otávio Gomes, presidente do Movimento Alagoas Competitiva. Ele acrescentou ainda que a qualidade na gestão reflete-se diretamente no relacionamento com o cliente, colaboradores e prestadores de serviço.

Ao agradecer a dupla premiação, o provedor Humberto Gomes de Melo lembrou que a excelência na gestão faz parte do dia-a-dia da instituição desde que, em 2007, foram dados os primeiros passos em busca da acreditação.

“Prova disso é que possuímos a Acreditação por Excelência, reconhecida em 2013 pela Organização Nacional de Acreditação, e somos a única Santa Casa de Misericórdia do País acreditada internacionalmente”, citou, com orgulho, o provedor.

Outro orgulho de sua gestão é administrar uma das instituições mais antigas de Alagoas mantendo o processo de expansão e modernização e gerando empregos diretos. “Na última década temos gerado uma média de 140 empregos novos a cada ano para fazer frente à abertura de novas unidades e serviços. É algo que poucas empresas têm conseguido realizar em meio a crise que passamos”, enfatizou Humberto Gomes de Melo, acrescentando que a instituição manterá sua participação no PEQ/AL nas próximas edições.

Gestão de maternidade 100% SUS é reconhecida pela excelência

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem suas fragilidades e suas qualidades. Mas, será que um hospital 100% SUS, pertencente a uma instituição como a Santa Casa de Maceió, pode ser reconhecido pela excelência na gestão e pelo cuidado com seu pacientes?

A Santa Casa Nossa Senhora da Guia prova que sim. Primeiro foi o reconhecimento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que, em parceria com o Ministério da Saúde, auditou a unidade e concedeu o selo “Hospital Amigo da Criança”.

Agora, foi a vez dos avaliadores do Movimento Alagoas Competitiva atestarem o nível de excelência da gestão.
O PEQ/AL reconhece as organizações públicas ou privadas que se destacam em Alagoas na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos da excelência.

“Dos três níveis existentes, a Santa Casa Nossa Senhora da Guia conseguiu ser premiada já no segundo degrau, o que é motivo de orgulho para todos nós”, comemora o provedor Humberto Gomes de Melo, lembrando que é a maternidade que mais realiza partos pelo SUS em Alagoas.

LEGENDAS:
Arquivos
PEQ: Humberto Gomes, Luís Otávio, Sílvio Melo, Severino Moura, Tereza Tenório e Luciano Agra
PEQ2: Otávio Lessa, Ana Cláudia, Luciano Agra e o provedor Humberto Gomes de Melo
PEQ3a: Marcos Vieira, Humberto Gomes de Melo e Luís Otávio Gomes
PEQ4: Executivos das empresas vencedoras do Prêmio Estadual da Qualidade, entre elas a Santa Casa de Maceió, agraciada na categoria Bronze - Nível 3