Anahp | Área Restrita

Novo equipamento de Angiografia reforça Serviços do Hospital Moinhos de Vento

Em mais um importante investimento do Hospital Moinhos de Vento, os Serviços de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca e Radiologia atualizam seu parque tecnológico com o novo angiógrafo que tem como objetivo oferecer procedimentos diagnósticos e terapêuticos em maior escala e com melhor qualidade a pacientes com doenças cardíacas e vasculares. É o segundo equipamento do tipo disponível na instituição.

A nova tecnologia, um investimento de R$ 1,5 milhão, se destina a uma ampla gama de pacientes com doenças cardíacas, neurológicas e vasculares, bem como alguns tipos de câncer. O aparelho de última geração importado de uma empresa alemã conta com maior resolução de imagens e capacidade de fusão com tomografia computadorizada, gerando ainda mais segurança na realização de procedimentos.

O equipamento permite fazer ablação e embolização de nódulos e tumores benignos ou malignos, além de tratar sangramentos por técnicas endovasculares. A tecnologia realiza todos os procedimentos intra-arteriais que necessitem colocação de cateteres no coração para casos de diagnósticos de arritmias cardíacas. Também executa a implantação de dispositivos em pacientes com necessidade de marca-passos, desfibriladores, monitores de eventos ou ressincronizadores.

Problemas estruturais cardíacos, como lesões em válvulas, doenças congênitas de comunicações, são passíveis de correção percutânea com maior precisão através de imagens de alta resolução e softwares de reconstrução, que este aparelho fornece como um diferencial.

“A nova aquisição leva em consideração os novos conhecimentos e técnicas que têm sido conduzidos nos últimos anos. São muitas as soluções para problemas que há bem pouco tempo não eram passíveis de serem oferecidas. Deve-se considerar, também, a infraestrutura e equipe com treinamento dedicado que completam esse diferencial, qualificando ainda mais a área de hemodinâmica e eletrofisiologia”, afirma Carisi Polanczyk, chefe do Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca.

O Serviço de Cardiologia, Cirurgia Vascular e Cardíaca do Hospital Moinhos de Vento foi constituído em 2004 para ampliar os conhecimentos de doenças do coração. Tem como missão ser um centro de referência em cardiologia em todos os níveis de complexidade, de elevada qualidade, baseado em prática profissional dentro de rigoroso padrão ético e técnico, sendo o foco o cuidado ao paciente.

Nos últimos anos, o Serviço tem construído um padrão de atendimento pleno e integrado as necessidades dos pacientes, desde a sua admissão na emergência, internação em unidades de diferentes complexidades de cuidado até o acompanhamento ambulatorial. Isso só é possível em um hospital que possua recursos em todas as áreas da Medicina, pois atualmente os pacientes são mais idosos, complexos e apresentam mais comorbidades.

A área, localizada no 3º andar do Bloco B da instituição, conta com os recursos contemporâneos para atendimento de pessoas que querem prevenir doenças, até aquelas que necessitam da mais sofisticada tecnologia e estrutura hospitalar intensiva. Em 2017, o Centro recebeu um processo de reestruturação plena, com investimento R$ 2,2 milhões.

Atividade científica

Um evento em 4 de junho marcará oficialmente a chegada do segundo angiógrafo na instituição. Na data, serão discutidos temas relacionados a procedimentos e tipos de patologias passíveis de serem conduzidas na Unidade de Angiografia Cardiovascular, entre os quais, novas técnicas e indicações na cardiologia e radiologia intervencionista. Voltado especialmente para médicos cardiologistas, clínicos de terapia intensiva, de emergência e subespecialidade de radiologia intervencionista, o simpósio será realizado no anfiteatro do Hospital.