Anahp | Área Restrita

Enfermeira gaúcha cria aplicativo para controle de infecções

O aplicativo Isolation WebApp foi concebido e desenvolvido no mestrado em Ensino na Saúde (PPGENSAU/UFCSPA) por enfermeira do Controle de Infecção da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Ariane Monteiro, com apoio de equipe multidisciplinar composta pelo graduando em Informática Biomédica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Ícaro Castro, orientada pela Profº. Dr. Luzia Fernandes Millão (doutora em Enfermagem) e co-orientada pelo Prof. Dr. Silvio César Cazella (doutor em Ciência da Computação).

O aplicativo constitui-se em uma ferramenta de pesquisa que une informações sobre precauções para condições e infecções por KPC, por Acinetobacter, varicela, vírus respiratórios, tuberculose, meningite, entre outros. Tais precauções contemplam desde a higienização das mãos até os equipamentos de proteção individual e coletiva necessários para evitar a transmissão de condições/infecções, protegendo, assim profissionais e pacientes.

Disponível em um primeiro momento somente para os colaboradores da instituição – via intranet – o app reúne orientações para mais de 200 condições/infecções. De maneira ágil, fácil e unificada, o corpo assistencial pode acessar informações claras sobre isolamento, higienização das mãos, além de links internacionais e institucionais para a ampliação de consulta. “Estas informações, antes estavam acessíveis por meio de busca em um sistema institucional mais complexo. Já o aplicativo, localizado em posição estratégica na página inicial da intranet, facilita o acesso orientações extremamente importantes, agilizando e qualificando o cuidado com o paciente”, informa Ariane.

Avaliado como produto decorrente da dissertação de mestrado para aprovação e obtenção de grau em mestrado em Ensino na Saúde, o Isolation Web App foi reconhecido como “uma ótima ferramenta” por profissionais de controle de infecção de instituições hospitalares de Porto Alegre. Com isso, um artigo acadêmico foi apresentado no 9th International Symposium on Ambient Intelligence* (ISAml), em Toledo, na Espanha pelo co-orientador.

*Simpósio Internacional de Inteligência Ambiental, com o objetivo de reunir pesquisadores de várias disciplinas que constituem o campo científico da Inteligência Ambiental para apresentar e discutir os mais recentes resultados, novas ideias, projetos e lições aprendidas.

Fonte: Saúde Business
Data: 10/07/2018