Anahp | Área Restrita

Opção terapêutica - Treinar a mente é tema de Café da Manhã


Apresentar o conceito e as aplicações de Mindfulness (“atenção plena”), cada vez mais integradas à prática clínica contemporânea, foi a proposta trazida pela Sodexo, empresa parceira da Anahp, para o Café da Manhã da associação. Realizado nesta terça-feira (28), o encontro foi ministrado pelo convidado Marcelo Demarzo, especialista no tema, professor e pesquisador na área de medicina, saúde e bem-estar.

Demarzo explicou que o Mindfulness se trata de um estado mental de concentração e está sendo utilizado como opção terapêutica devido aos diversos benefícios no tratamento de doenças ligadas ao estresse, dores crônicas, ansiedade e depressão. O especialista também apresentou resultados obtidos a partir de uma análise que reuniu dois estudos, um com uso medicamentoso e outro com práticas de mindfulness. “Observamos que o resultado nos tratamentos desses dois estudos foi praticamente o mesmo nos dois casos”, acrescentou.

Além disso, segundo Demarzo, outra abordagem em que essa prática pode ser aplicada é na saúde de colaboradores e líderes nas organizações, bem como na prevenção do burnout (síndrome de esgotamento profissional, decorrente de estresse prolongado no trabalho), já que um cenário de profissionais multitarefas é cada vez mais comum, gerando menos eficiência e mais estresse.

Outro ponto levantado pelo especialista foi um estudo que revelou que o tempo médio de atenção das pessoas caiu de 12 segundos para oito em apenas uma década. “Nós temos perdido a capacidade de manter a atenção. Em mindfulness, a atenção e a concentração são uns dos aspectos fundamentais. Mais do que a atenção, treinamos a percepção da desatenção, ou seja, a capacidade de percebermos que estamos com a mente desatenta e ‘viajando por aí’, podendo trazê-la de volta à atividade daquele momento”, esclareceu.

Por fim, Demarzo propôs um exercício para o público presente – cerca de 60 profissionais do setor – que consistia em treinar a atenção e a concentração com uma técnica de meditação, possibilitando que a mente fique menos “à deriva”.