Anahp | Área Restrita

Lançamento Observatório Anahp
 
Anahp lança 8ª edição do Observatório
O estande da Anahp na Feira Hospitalar também foi palco para o lançamento da 8ª edição do Observatório Anahp; Ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou o estande da Anahp na Hospitalar 2016 e recebeu exemplar da publicação.

Mais de 200 pessoas acompanharam o lançamento da 8ª edição da publicação que se tornou uma referência no mercado brasileiro de saúde. Diferente dos anos anteriores, no entanto, esta edição do Observatório apresenta os reflexos da deterioração da atividade econômica e da profunda crise de confiança na política do Governo Federal.

Recuo do Produto Interno Bruto (PIB), inflação acima da meta, perda de grau de investimento e desvalorização cambial, mais de 1,5 milhão de desempregados em
2015, e aumento da incerteza no ambiente de negócios. Este cenário político-econômico desfavorável impactou todos os setores da economia, e na saúde não foi diferente. Em 2015, houve redução de mais de 760 mil beneficiários de planos de saúde, resultante da recessão e do desemprego, interrompendo a expansão do sistema de saúde suplementar dos últimos anos.

Os indicadores da publicação demonstram desaceleração do ritmo de crescimento dos hospitais membros da Anahp, crescimento das despesas superior ao das receitas, aumento do número de demissões e retração no ritmo de contratação de pessoal. Além disso, o setor continua a sentir os efeitos do envelhecimento populacional e das múltiplas comorbidades, que requerem cuidados cada vez mais complexos, exigindo que as instituições invistam em infraestrutura e eficiência do atendimento.
“Apesar deste cenário controverso para a economia brasileira, identificamos o enorme esforço dos hospitais Anahp em readequar seus gastos após um ciclo de expansão da capacidade de atendimento na última década. O aumento do índice de custo de internação, por exemplo, foi menor que a variação do IPCA. Houve redução gradual das margens operacionais das instituições” explica Francisco Balestrin, Presidente do Conselho da Anahp.
O Observatório Anahp 2016 também foi entregue ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante visita ao estande da Anahp na Hospitalar. Na ocasião, Balestrin comentou que estamos vivendo um momento especialmente particular em nosso País. “Muitos setores da economia precisam de uma maior atenção. Mas, a saúde, como o bem mais precioso do cidadão, necessita ser revista em vários aspectos. Esperamos que com as mudanças recentes, possamos pensar em um sistema que aproveite melhor os seus recursos, invista em uma gestão mais eficiente dos serviços, proporcionando o acesso a uma saúde de melhor qualidade e com mais segurança para o paciente”, ressaltou o Presidente da Anahp.

O Observatório Anahp está disponível para download no site e no aplicativo da Associação.